Pausa para um papo

8 podcasts pra você não tirar mais do ouvido

Imagem de StockSnap por Pixabay

Preciso confessar meu novo vício: escutar podcasts (contéudo em áudio disponível na internet). É no trânsito, arrumando a casa, no horário do almoço… em qualquer oportunidade tô eu lá com o celular ou o computador consumindo esse tipo de mídia num ritmo frenético absurdo, um atrás do outro sem parar. Ainda mais quando fico horas entre trabalho e casa (o que é rotineiro), aí esqueço até quem sou escutando tanta gente fera no mundo da podosfera.

Fáceis de acessar, os podcasts são uma forma de se informar, se inspirar, aprender e refletir sobre os mais diversos temas. Tenho encontrado vários mentores nestes canais e isso tem me tornado uma expectadora ávida dos próximos episódios de alguns programas que não saem mais do feed da minha biblioteca do Spotify (plataforma de streaming mais usada para este tipo de conteúdo). Aliás, vocês sabiam que o Brasil é o segundo país que mais consome podcasts depois dos Estados Unidos? O dado é de uma pesquisa da plataforma Podcast Stats Soundbites. E segundo o próprio Spotify, entre abril de 2017 e o mesmo mês de 2018, o aumento no número médio de ouvintes de programas em áudio diários foi de 330% no mundo. Sim, um universo cada vez mais inquieto pra quem quer produzir e consumir conteúdos assim.

Fiz uma lista básica com os que mais tenho escutado. Espero que curtam e, caso conheçam algum que não esteja por aqui, compartilhem com a gente, vai! 😀

1- Mamilos: Sou uma mamileira assídua desse podcast! É tipo a minha menina dos olhos na hora de acabar um dia tenso de trabalho, como um bate-papo entre as amigas, o happy hour solitário do trânsito (inventei isso agora rs). O programa é semanal e traz assuntos bastante debatidos sobre empatia, respeito, bom humor e situações ligadas à  maternidade e ao universo feminino. Cris Bartis e Ju Wallauer, as apresentadoras, mandam muito bem! Acessem os episódios “Remédio Pra Quê? e “A Felicidade é Inútil” pra confirmarem o que to falando.

2- Mulheres que escrevem: Adoro esse podcast porque cada edição gira em torno de um livro escrito por uma mulher. As entrevistadas normalmente são do segmento de editoria de livros e revelam suas visões sobre as obras em questão. Vale muito a pena acompanhar.

3- André Trigueiro: Os conteúdos deste jornalista especializado em gestão ambiental não deixam de ser uma forma de protesto às falhas e à falta de política em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade. Embora as críticas de Trigueiro estejam mais voltadas para estes temas, ele amplia seu repertório e vai fundo em outros assuntos da atualidade. Escutem, por exemplo, “O Desafio de Ser Jovem”, “Raspas e Restos Me interessam” e “A Culpa não é do Pobre”.

4- Update Your Talent: Traz uma série de entrevistas com pessoas inspiradoras feitas por Gustavo Giglio, ex-gerente de Marketing e Comunicação da Trip Editora e um dos diretores do Update or Die, plataforma que reúne uma comunidade de profissionais e pessoas comuns ligados à criatividade.

5- Autoconsciente: Esse podcast é simplesmente maravilhoso. É uma grande forma de desacelerar e olhar com cuidado para a gente. A apresentadora, Regina Giannetti, é instrutora de mindfulness e trabalhou como editora-chefe na Editora Abril por anos. Sua voz doce já é um afago. Vale muito a pena escutá-la. Episódios como “Melhor não Alimentar as Expectativas”, “Estratégias para Baixar a Ansiedade” e “A Razão das Emoções” são uma verdadeira (e boa) fonte de autoreflexão.

6- Café da Manhã: Um dos podcasts mais acessados, é produzido pela Folha de São Paulo e é um ótimo canal pra ficar por dentro das principais notícias sobre política, economia, educação, tecnologia, cotidiano e ciência. Seus episódios são diários e, como o nome indica, publicados pela manhã.

7- Marchwill: Descobri esse podcast faz muito pouco tempo e estou adorando! A forma como tratam assuntos de tecnologia e o impacto que elas causam na nossa vida é abordada a partir de diálogos bem elaborados. Os episódios têm até 30 minutos e os apresentadores possuem um viés bem educativo. Ele é da plataforma SoundCloud, e não está no Spotify.

8- Being Boss: Tenho encontrado várias inspirações neste podcast! Tô amando escutar as entrevistas com mulheres que mudaram suas vidas criando seu próprio negócio. As apresentadoras Emily Thompson e Kathleen Shannon exploram criatividade, insights e estilo de vida de um jeito muito inspirador. Comecei a escutá-las faz pouco tempo, mas já estão na lista dos favoritos justamente porque sinto que me ajuda a manter um pensamento de crescimento, sabe? “Branding for Business” é um dos episódios dos quais escutei e amei. O último, “Plan a Happy Life”, também acompanhei e é bem legal.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s