Pausa para um papo

Quais são as mulheres poderosas da sua vida?

Michelle Obama, J.K. Rolling, Viola Davis, Lisiane Lemos, Elza Soares, são figuras que inspiram pela forma como se posicionam na vida, por suas causas e lutas. Mulheres de fibra como elas têm muitas por aí, algumas, mesmo nós sabendo que são reais raramente aparecerão na nossa frente para um chá da tarde regado de muito papo. Já outras, é tanta sorte tê-las por perto… Eu mesma me considero uma felizarda por conviver com muitas que me ensinam e me inspiram. E esse post é dedicado a elas.

A Rita (minha mãe) caberia como personagem da canção do Chico Buarque por sua personalidade determinada e de coragem exemplar. Desafiando os limites das regras de sua época, enfrentava até seus piores medos. Na sua história tem as Marias, a Fernanda e a Cristina. Jornalistas com talento nato que não são só minhas principais mentoras como também foram as primeiras a me dar boas-vindas nesse mundo. Quem tem anfitriãs como essas quer tê-las pro resto da vida!

E se quem tem uma mãe com audácia contagiante já deve se dar por sortuda imagine quem tem duas? Célia é do tipo de mulher que todo mundo quer ter por perto, é como o poema de Cora Coralina, é “colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita”. Existe a terceira, a baiana de pulso firme, que não economiza em alimentar os sonhos dos seus. Tem as tias que matam um leão por dia sem perder garra e alegria e aquela mulher mais acolhedora que serve o melhor pão de queijo junto dos melhores conselhos.

Cá pra nós, todas carregam o dom de mudar o mundo, pelos pequenos gestos de carinho e dedicação com sua prole e pelas ações que vão além do seu teto pra fazer diferença no universo.

Carminha Machado. Embora o nome pareça de ficção, personagem mais viva do que ela não existe. Negra, mãe solteira, é o tipo de mulher que criou dois filhos e se fez sozinha. Enquanto a matéria que caia de última hora e o layout que não se adequava de forma triunfal contribuíam para o fechamento estressante madrugada adentro dona Carminha era a heresia nos corredores de uma das editoras mais “glamourizadas” de São Paulo por sua alegria contagiante.

Elisa é do tipo imortal, e mesmo vivendo em outra dimensão os seus feitos continuam pujantes. Simples, forte, de coração genuíno e com uma fome de trabalho sem igual, enfim, um ser humano que nasceu pra vencer. Ela era e sempre será exemplo contundente de noblesse oblige (expressão francesa que afirma que a pessoa bem-sucedida deve agir de acordo com sua posição e reputação que conquistou, ou seja, o nobre se comportando nobremente).

E quem não gostaria de se sentir em uma esfera celeste por ter uma estrela por perto? Irene Ravache é luta em forma de luz. Não é de se estranhar quando ela floresce como a flor de lótus, que emerge da lama e do lodo das águas para encantar com sua beleza. Quem tem Irene por perto quer sempre trabalhar a escutatória – suas palavras têm um efeito poderoso na gente.

E você, quem são as mulheres reais na sua vida que te inspiram?

 

*Esse texto é uma homenagem às mulheres veteranas que fazem e fizeram parte da minha vida.

4 comentários em “Quais são as mulheres poderosas da sua vida?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s