Bem-estar e beleza

Como cuidar da alimentação durante a gestação

Imagem de Janko Ferlic no Pexels

Olá, gravidinhas lindas!

Nós ouvimos vocês! E esse post foi pensando especialmente para as mamis que estão passando pela fase da gestação. Pois sabemos que pode ser difícil tentar manter a alimentação equilibrada tão recomendada pelos médicos, ainda mais nesse momento pelo qual o mundo está passando em que emoções podem ficar mais à flor da pele e a comida acabar servindo de válvula de escape. Por isso, conversei com a Dra. Patrícia Oliveira, que além de ser ginecologista e obstetra do Numa (Núcleo de Medicina Antroposófica — abordagem espiritual holística que apoia e complementa a medicina convencional) da UNIFESP, é um ser humano lindo e quem cuidou da minha gravidez — a quem serei eternamente grata 💕.

Vejam as dicas valiosas dela e comentem aqui o que acharam! 🙂

1 / / TENHA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA
Normalmente quando a mulher engravida ela pensa “no que é proibido comer” e “ no que é necessário comer”, o ideal é encontrar um meio termo onde ela terá uma alimentação saudável e também prazerosa. Descobrir novos sabores e sair da monotonia alimentar pode ser um caminho interessante. O olfato e o paladar aguçados na gravidez podem fazer com que a gestante desgoste de alguns sabores conhecidos e reconquiste sabores abandonados.

2 // DIVIDA AS REFEIÇÕES EM PORÇÕES
A ansiedade pode estimular a vontade de ingerir carboidratos, a falta de tempo faz com que busquemos alimentos gordurosos como os “crocantes” e os finger foods e o home office faz com que fiquemos mais tempo sentados. Para evitar o desconforto e o ganho exagerado de peso, a grávida pode fracionar as refeições comendo pequenas porções várias vezes por dia, pelo menos em três delas ingerir uma boa fonte de proteínas, principalmente no terceiro trimestre da gestação. Evitar também petiscar na frente do computador e aproveitar a hora de se alimentar para se levantar, esticar as pernas e se movimentar é importante.

3 // INVISTA NOS ALIMENTOS DA NATUREZA
Na gravidez o mais importante é que alimentação seja equilibrada, evitando restrições calóricas e o consumo exagerado de alimentos industrializados. Na composição da dieta devem ter: cereais, proteínas (animais e/ou vegetais), verduras, frutas, legumes, tubérculos e castanhas.

4 // TENHA ATOS DE AMOR
Temos os 1100 dias mais importantes para sermos saudáveis durante toda a vida. São eles: 90 dias antes da mãe engravidar, 280 dias da gestação, 365 dias do primeiro ano de vida e 365 dias do segundo ano de vida, ou seja , a alimentação da mãe é por si um ato de amor. Quando a mulher se nutre com a intenção de transformar o seu alimento em saúde para o seu bebê é justamente isso que acontece. Fortalecer o vínculo materno fetal através da respiração e exercícios meditativos traz o enriquecimento desse relacionamento.

5// APROVEITE A GESTAÇÃO PARA MUDANÇAS
É muito importante que a mulher aproveite as possibilidades transformadoras da gravidez. Quando ela aceita essa missão de ser “criadora” dos elementos Universais, ela consegue driblar as dificuldades e adquirir nesse curto período de tempo um novo olhar sobre o mundo e consequentemente uma nova forma de viver.

2 comentários em “Como cuidar da alimentação durante a gestação”

  1. Detalhes que só nos damos conta quando é com a gente, como por exemplo a alimentação; são tantas coisas que temos que prestar atenção e fazer pro nosso bebezinho ficar bem. Comida integral, frutas, Danone, verduras e tudo em várias porções pra queimação não matar a gente hahaha. A gestação é uma descoberta diária!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s