
Oie, como estão?
Hoje o espaço aqui é pra falar do bem que a ioga faz na vida e mesmo com o isolamento social fico tão feliz de não ter encostado de vez o meu tapete.
Tudo bem que tem aquele dia que fico só flanando se faço ou não ioga e quando vejo as horas já passaram… e, admito, tô tentando pegar leve em não me cobrar quando deixo de fazer alguma coisa que me transmuta para outro espaço como é o caso da ioga.
Mas o fato é que aulas online desse tipo salvam de um possível caos iminente. Aliás, todo aquele preconceito de fazer ioga pela internet se dissipou. É claro que nada substitui a alegria de uma aula presencial, com a energia das pessoas vibrando numa mesma sintonia e você em contato com sua professora preferida.
Mas, já que é o que temos para hoje, dá pra tirar vários benefícios do que a internet põe pra jogo. E não é que até evoluir na prática é possível? Depois de mais de ano me torcendo e me virando pra lá e cá, entre aulas online e físicas, agora consigo fazer a postura do corvo (ou Bakasana para os mais íntimos)! :D.
Tudo bem que ainda pareço uma garça desconjuntada. Mass, já que quem tá me assistindo (objetos e móveis da casa, e claro, minha filha!) não vai me dedurar e nem rir em pensamento das minhas invertidas e posturas tentando chegar perto do que se assemelha com as asanas (posturas) de ioga, tá tudo certo! =)
1// SEM JULGAMENTOS
Uma das coisas lindas da ioga é que permite você olhar pra você de forma complacente, sem se autojulgar. É você com você, respeitando seus limites e se aceitando como tem que ser. O ego elevado não combina com ioga e competições e comparações não devem existir.
2// PACIÊNCIA COM OS PROCESSOS
Sempre fui de querer ver logo o resultado sem respeitar o tempo das coisas. E se tem uma coisa que a ioga faz é te mostrar que o processo é mais que necessário e tão importante (se bobear até mais) quanto a chegada. É durante o trajeto que se aprende e evolui. A conquista é só o resultado de uma dedicação intensa.
3//CUIDANDO DO QUE DÁ FÔLEGO
Ioga é encontrar conforto em uma posição desconfortável priorizando a respiração. É um exercício de autoconhecimento que ajuda no controle das emoções e dos pensamentos. Você começa a prestar atenção na forma como puxa e solta o ar e em que momento esquece dessa atenção plena e, de quebra, passa a notar o quanto a mente influencia na respiração.
4// CORPO É MEU TEMPLO
Seu olhar para o seu corpo parece que ganha uma lupa com grau maior e o papel de diretor do espetáculo, o qual ele [o corpo] nunca perdeu a função e por durante muito tempo não era visto assim, ganha o seu devido lugar. Limites, dores, emoções, limites são respeitados e trabalhados, você passa a se perceber no espaço e compreender a capacidade de cuidar de si.
5//ADEUS IMPULSOS
Essa experiência de introspecção durante a ioga faz a gente se voltar para várias questões que só vamos perceber no dia a dia o impacto. Impulsividade, empatia, autopercepção ganham um lugar ao sol. A sincronia entre posturas e respiração é uma atividade pra nos levar pro centro e ganhar, ao longo do tempo, maior controle sobre as emoções.
Um beijo e poder da ioga para todas nós!