Bem-estar e beleza

Como nutrir pensamento de força e vitalidade

“O corpo é literalmente construído e sustentado pela mente”, disse o Swami Tigre, um santo com quem Paramahansa Yogananda conversou e relatou em sua autobiagrafia (Autobiografia de um Iogue – Paramahansa Yogananda).

Ao longo das nossas vidas, acumulamos fraquezas e inseguranças que criam raízes em nossas mentes. Detectar círculos viciosos da nossa existência humana é tão difícil quanto fazer com que eles não façam mais parte dos hábitos que, em vez de nutrir, sugam nossas energias. 

Lutando com os tigres-de-bengala mais ferozes, Swami Tigre ficou reconhecido como o santo que transformava tigres em ‘gatos’. Sem força suficiente para enfrentar as feras mais indomáveis, primeiro ele cocriou a sua realidade. Por meio do pensamento, transformou fragilidade física no vigor da força para domar tigres selvagens. Foi assim, com o poder da mente que Swami Tigre venceu o animal mais feroz já visto.

“O corpo escravizado pelos hábitos limita a mente”, dizia. Sabe aquela velha-máxima que atraímos aquilo que pensamos? A experiência do santo Swami Tigre mostra essa força do nosso pensamento. Pois foi por sua inabalável persistência em pensamentos de saúde e força que ele superior sua desvantagem em lutar com um tigre forte e feroz.

O que é possível capitar nesse trecho do livro de Paramahansa Yogananda é que a nossa consciência humana absorve todos os nossos pensamentos e, a partir deles, construímos um corpo forte ou fraco. Qual a saúde que você quer para o seu corpo? Você deseja vitalidade? Para isso, como andam os ‘músculos’ da sua mente? Como vibrar no pensamento de força e vivacidade?

Depois da experiência de vencer o tigre-de-begala mais furioso, Swami Tigre partiu para o Himalaia para aprender sobre as ‘selvas que vagam a mente humana’ com seu guru. Cuidar do jardim da mente, do cérebro que nos sabota o tempo inteiro estão entre os ensinamentos de Swami Tigre, que precisou trabalhar a sua mente para conseguir driblar a fera que propôs a lutar.

Ele dizia: “O corpo é literalmente construído e sustentado pela mente. A fragilidade física tem origem mental; em círculo vicioso, o corpo escravizado pelos hábitos limita a mente”, dizia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s